Sejam Bem Vindos ao meu Blog

Até a metade do século XIX, na cidade de Manaus, prevalecia a cultura nativa nos modos de se portar e nos lazeres diários. Sem horários determinados para descanso e trabalho a natureza era referência para inúmeras atividades. Predominava o ritmo lento e despreocupada, e o relógio era o sino que do alto da igreja anunciava o despertar e repouso. Talvez daí venha essa nossa pouca preocupação com o rigor das horas.

Os banhos de igarapés eram realizados pelas famílias nas horas mais quentes do dia em revigorantes castatas cristalinas. Pequeniques, pesca  e a caça, o descanço nas redes, nas matas formava o quadro de diversão realizados pelos habitantes de Manaus. Essas informações estão relatos dos viajantes que por aqui estiveram no século XIX.

Somos manauaras e vivemos nessas terras marcados por várias atividades que constituem nossa identidade. Comemos farinha, adoramos peixe assado,  gostamos de dançar, ficamos na calçada conversando, e ainda hoje, século XXI temos como atividade de lazer nossos deliciosos banhos de igarapés.

Neste Blog quero convidar a todos manauaras nativos ou adotados por essa terra como eu a buscar na memória as experiências vividas nas piscinas naturais  que estavam pelos arredores de Manaus e eram frequentadas pela famílias de manaus e que representa um traço contudente da cultura indígena que foi assimilada pelos brancos europeus.

Hoje podemos afirmar que ser manauara é ser de igarapé.

Uma resposta para Sejam Bem Vindos ao meu Blog

  1. OI MARCOS DE SA

    VOU POSTAR NOTICIAS ATUAIS

    UM ABRAÇO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s